7 competências essenciais ao profissional do futuro

Estima-se que, até 2020, quase 40% das habilidades demandadas pelas ocupações atuais deva mudar. Segundo um relatório produzido pelo Fórum Econômico Mundial, profissões devem surgir e se extinguir nesse período e, por isso, é fundamental se reinventar.

Aspectos como robótica avançada, automação, inteligência artificial, Big Data e aprendizagem automática farão com que os profissionais tenham a necessidade de se adaptarem a novas demandas e exigências, bem como adquirir competências até então inexploradas.

São muitas as áreas afetadas pelas novas exigências de mercado diante da Indústria 4.0. Por isso, algumas competências serão essenciais para ter sucesso no trabalho nos próximos anos. A seguir, listamos as sete mais importantes:

 

  1. Resolução de problemas complexos e pensamento crítico

 

Grande parte das atividades de todos os setores da economia exigem, cada vez mais, habilidade para resolver problemas complexos. E nisso estão inclusos aspectos como inteligência emocional, empatia e a capacidade de se distanciar da questão para chegar a uma solução neutra e ponderada.

Quesitos como pensamento estruturado, capacidade de se comunicar com clareza e reconhecer a questão por trás do problema são fundamentais ao profissional do presente – e do futuro.

Quem é dotado de pensamento crítico consegue utilizar a lógica e a racionalização para identificar forças e fraquezas de soluções, conclusões e abordagens.

 

  1. Criatividade para transformar a cada instante

 

Profissionais criativos superam os robôs e, por isso, continuam indispensáveis no mercado.

Por isso mesmo, é essencial ter ideias inusitadas e diferentes, além de desenvolver alternativas para resolver problemas complexos.

Essa capacidade gera benefícios em cenários de rápidas transformações no segmento de produtos, tecnologias e modos de trabalho.

 

  1. Gestão e inspiração de pessoas

 

A habilidade de motivar e desenvolver pessoas é uma das mais reconhecidas atualmente. Isso porque alguém que consegue identificar talentos, retê-los e ainda fazer com que se sintam valorizados é extremamente importante para qualquer empresa.

Habilidade-chave para os próximos anos, ela faz parte das competências cada vez mais buscadas em gestores. Investir nela é, portanto, uma forma de se manter relevante para o mercado.

 

  1. Inteligência emocional para administrar emoções

 

A capacidade de gerir emoções e se manter firme diante de adversidades é uma das capacidades essenciais ao profissional do futuro.

Sua importância se deve ao fato de que pessoas com inteligência emocional conseguem passar por crises com mais serenidade e sem “entregar os pontos”.

Quem é dotado desse tipo de habilidade supera de longe as máquinas, que ainda não têm essa capacidade de lidar com situações de risco, fracasso e que exijam uma postura de otimismo.

 

  1. Capacidade de coordenar ações

 

A habilidade de coordenar as próprias ações de acordo com as de outros profissionais é uma forte demanda de mercado.

Quem exerce uma função de liderança precisa trabalhar essa competência, que é fundamental. Aspectos ligados à colaboração e facilitação de processos já são fundamentais aos CEOs do futuro, segundo especialistas.

 

  1. Habilidade de tomar decisões

 

Quem consegue avaliar um cenário e tomar decisões com base nele tem destaque no mercado atual e futuro.

Um bom líder, independentemente do segmento em que atua, deve ser capaz de tomar decisões em ambientes de alta complexidade – algo cada vez mais frequente na rotina corporativa.

 

  1. Poder de negociação e flexibilidade cognitiva

 

Quando se trabalha com pessoas, a negociação é uma constante. Por isso, habilidades de conciliar diferenças e negociar são fundamentais para qualquer tipo de profissional.

Já a flexibilidade cognitiva é a capacidade de criar ou usar conjuntos de regras diferentes para combinar ou agrupar coisas de formas diversas.

Setores como bens de consumo, comunicação e tecnologia da informação são os que mais exigem essa capacidade atualmente.

As competências profissionais ultrapassam as 50 mil, sabia? Por isso, focar nas que mais agregam ao seu trabalho e te diferenciam dos demais profissionais é fundamental para se manter relevante no mercado. Invista nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish