7 dicas de como aumentar a produtividade e manter o foco

Ser cada vez mais produtivo é a meta de quase todos os profissionais. Afinal, quem não gosta de focar nos seus objetivos, resolver pendências o quanto antes e concluir as tarefas?

Entretanto, sabemos que nem sempre isso é fácil, então vale conhecer algumas formas de aumentar a produtividade.

Sabia que não é preciso reorganizar seu planejamento para que seu expediente seja mais rápido e produtivo? Bastam apenas algumas medidas para garantir que você tenha os melhores resultados e não mais procrastine na hora de entregar algo.

Para te ajudar nesse processo, a seguir, listamos sete dicas de como aumentar a produtividade e manter o foco:

 

  1. Crie uma lista de três itens

 

Sabemos que listas não agradam a muitas pessoas. Porém, se você elencar suas tarefas por ordem de prioridade, seu dia renderá muito mais.

A dica, aqui, é começar o dia com atividades mais urgentes e, quando terminá-las, organizar outra lista com mais três afazeres. Sempre que você cumprir um dos tópicos, risque-o. Assim, acumulará menos estresse e ansiedade.

 

  1. Aproveite o tempo de procrastinação para fazer algo produtivo

 

Parece estranho falar em procrastinação produtiva, mas você também pode aproveitar aquele momento de adiar uma determinada atividade para fazer algo útil.

Algumas dicas são organizar a mesa de trabalho, limpar a caixa de entrada ou dar uma caminhada. Assim, você conseguirá se manter ativo e cumprirá tarefas que deveriam ser executadas de qualquer maneira.

 

  1. Reserve um tempo específico para e-mails

 

Verificar a caixa de entrada a todo momento é uma forma de comprometer seu rendimento, sabia? Por isso, selecione alguns poucos momentos para cuidar disso.

Determine horários específicos para ler e responder seus e-mails, sendo que esses intervalos não devem ser menores que 45 minutos.

 

  1. Use ferramentas para bloquear as redes sociais

 

Baixe aplicativos que bloqueiam ou controlam o tempo que você gasta nas redes sociais. Sites que possam te distrair também devem ser colocados nessa lista.

Quando você se depara com histórias, fotos ou conversas de redes sociais, o tempo passa mais rapidamente, é verdade. Entretanto, você acaba perdendo totalmente o foco nas suas tarefas e, no fim do dia, não realizou o que deveria.

 

  1. Adote um sistema de recompensas

 

Inúmeras obrigações de trabalho são muito tediosas, nós sabemos. Para evitar que isso se transforme em algo muito desagradável, uma dica é estabelecer um sistema de recompensas para te manter motivado.

Pense em algo como: se concluir determinada tarefa sairei mais cedo ou, ainda, se entregar uma pendência tomarei um sorvete na minha sorveteria predileta.  Qualquer coisa vale, desde que seja uma recompensa natural para algo que você concluiu.

 

  1. Foque em concluir o que é importante primeiro

 

Comece o dia fazendo sua tarefa mais importante. Assim, você “tira da frente” essa pendência e, independentemente do que acontecer ao longo do seu dia, você já terá cumprido algo pela manhã.

Faça um esquema de “cascata”, ou seja: você inicia pelo que mais importa e vai abordando as tarefas secundárias. Isso ajuda muito a reduzir o estresse.

 

  1. Use o autoconhecimento a seu favor

 

Você, melhor do que ninguém, conhece seus pontos fortes e fracos. Sabe o que te chateia ou entendia, então, use esses conhecimentos para elevar ainda mais a produtividade.

Tente sempre reunir as melhores condições para produzir ao máximo. Nisso estão inclusos o ambiente, formas de trabalhar, horários, processos, etc. Tudo deve ser considerado e adequado de acordo com o que funciona melhor para você.

Com um pouco de disciplina e boas dicas é possível tornar a sua rotina muito mais produtiva e elevar o foco nas tarefas. A hora de fazer acontecer e deixar de procrastinar é agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish