Os desafios da Gestão na Era Digital

Big Data, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, Robótica, Digitalização… A transformação digital exige de gestores e líderes habilidades bem diferentes para lidar com o profissional 4.0.

Nunca foi tão alto o número de informações e dados que chegam até nós todos os dias. Saber gerenciá-los é o maior desafio da atualidade, o que demanda muita capacidade de atrair e reter talentos.

A primeira etapa da boa gestão na era digital é promover mudanças na cultura organizacional, nas estratégias de recrutamento e na forma de gerir e desenvolver talentos.

Parece muito complicado à primeira vista, mas não é, na verdade.

Para te ajudar nesse desafio, a seguir, listamos alguns passos para que a gestão na era digital seja feita de maneira eficiente e voltada ao profissional 4.0:

 

  1. Adotar uma estratégia de negócios com foco no digital

 

Antes de investir em qualquer ação, é fundamental que a empresa crie uma visão clara sobre como ela acredita que as novas tecnologias ajudarão a gerar mais valor.

Isso vale para os benefícios trazidos aos profissionais e clientes, conferindo mais vantagem competitiva no mercado.

Com essa visão bem clara, cabe à empresa utilizá-la como guia para o negócio e também para gerir os talentos dentro da organização.

 

  1. Criar uma mentalidade e competências digitais

 

Outra realidade trazida pela transformação digital é que, agora, uma mentalidade e competências digitais trazem maior performance que habilidades técnicas.

Alinhar os profissionais 4.0 ao mindset digital é primordial. Não basta, portanto, focar somente nas ferramentas tecnológicas e se esquecer de que as pessoas devem evoluir ao mesmo tempo.

Algumas habilidades essenciais ao profissional 4.0 são:

  • Adaptabilidade;
  • Visão de negócio;
  • Colaboração/ trabalho em equipe;
  • Pensamento conceitual;
  • Determinação;
  • Alfabetização digital;
  • Mindset global;
  • Inovação;
  • Abertura para aprender;
  • Orientação para resultados.

 

  1. Mudar os processos de liderança e comando

 

Muitas empresas ainda estão engessadas nos antigos sistemas de hierarquia. Na era digital, essa estrutura não tem mais espaço.

Por isso, é fundamental que sejam adotadas mudanças no que diz respeito a comando e controle para permissão e colaboração.

Na era digital, o papel dos líderes é permitir uma colaboração em vez de comandar e controlar. Isso compreende, inclusive, estimular uma colaboração coletiva e dar mais autonomia aos profissionais.

 

  1. Priorizar a agilidade em toda a organização

 

A era da Indústria 4.0 não tem mais espaço para processos lentos e burocráticos. Agora, a agilidade é o principal elemento para mobilizar os profissionais 4.0.

As mudanças acontecem de forma exponencial, então por que os profissionais devem evoluir de forma linear?

Uma forma de combater isso é adotar um estilo de liderança menos centralizador e dar mais liberdade aos profissionais. A inclusão de métodos ágeis, como o Scrum e o DevOps, por exemplo, também ajuda nesse desafio.

A era digital apresenta uma série de desafios às organizações e aos profissionais. Mudar as formas de recrutar, desenvolver profissionais e enxergar processos e clientes é primordial nessa hora de mudança.

Que tal começar a pensar diferente a partir de agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish